Distância Transaccional

Introduzida por Moore, a teoria da distância transaccional, é por ele descrita da seguinte forma: "A teoria da distância transaccional serviu como ferramenta que pode ser usada para descrever cursos de educação à distância e programas para localizar alguém em relação a outro, no universo desses eventos. Ao mesmo tempo fornece um enquadramento em que investigadores podem localizar numerosas variáveis de estrutura, diálogo e autonomia dos alunos, e depois colocar questões sobre as relações entre essas variáveis". Isto significa, que para além da distância física devem ser consideradas, no ensino à distância as variáveis psicológicas e pedagógicas.
Com a separação surge um espaço psicológico e comunicacional a ser transposto. Este espaço é a distância transaccional. Ou seja, a educação à distância não é apenas uma simples separação geográfica entre alunos e professores mas sim e mais importante, um conceito pedagógico. É um conceito que descreve o universo de relações professor - aluno que se dão quando estão separados no espaço e/ou no tempo.
Este universo de relações pode ser ordenado segundo uma tipologia construída em torno das componentes mais importantes deste campo: a estrutura dos programas educacionais, a interacção entre alunos e professores, e a natureza e o grau de autonomia do aluno.

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